terça-feira, 8 de maio de 2012

Resumo da 1ª etapa: saiba como foi a Copa Classic em Guaporé

Sob muita neblina, os clássicos abriram a temporada 2012 (Foto: A. Dietrich)

Foi dada a largada para a temporada 2012 do Campeonato Gaúcho de Copa Classic, competição de velocidade em asfalto que reúne carros clássicos, conhecidos como os "velhozes e furiosos" do automobilismo gaúcho. A primeira etapa do certame ocorreu no último final de semana, no Autódromo Inernacional de Guaporé, na Serra Gaúcha, cidade recentemente considerada como a de melhor gestão fiscal do estado do Rio Grande do Sul.

Público compareceu, apesar da "cara amarrada" do tempo

Foram 17 carros inscritos, dos quais largaram 16, pois Joel Schumann, apesar de ter feito o treino classificatório, teve problemas elétricos no Chevette #97 e não conseguiu alinhar para as baterias da competição, realizadas no domingo pela manhã. O público foi em número razoável, levando-se em conta o tempo fechado, e não dispensou o tradicional churrasco enquanto assistiam aos pegas.

O treino classificatório, realizado no sábado, mostrou um equilíbrio impressionante entre os 3 melhores classificados, com menos de meio segundo de diferença entre o pole, Leovaldo Petry (Maverick V8 #302) com 1:22,225, Tonho Sala/Paulo Barreto (Fusca Hot AP #13), com 1:22,589 e Marcos Voges/Ramiro Tissot (Opala #43), com 1:22,682, sendo que a surpresa foi o Fusca, que é da categoria FL1 (até 2000cc) colocar-se em meio aos "grandalhões" da FL2 (acima de 2000cc). Os demais poles foram: categoria A, Teodoro Janusz (DKW #88); categoria B, Fernando Leke (Corcel #74) e categoria C, Jorge Krug (Passat #47).

Volta de apresentação


Vídeo da largada da 1ª bateria

A manhã do domingo começou com forte neblina, bastante comum nesta época na região serrana do estado, fazendo com que a largada fosse adiada em alguns minutos, visando a segurança dos pilotos, mesmo assim o piso ainda estava um pouco úmido.

Fusca #13 teve problemas na 1ª bateria, quando liderava

Opala #43 na frente, Maverick #302 se aproximando conforme pista secava

Mariante e Rebechi fizeram belo duelo de Passats

Puma #16 (Aguinsky) e Corcel #74 Leke, em um bom pega

Dada a largada da primeira bateria o Fusca #13 de Sala/Barreto assumiu a ponta na freada da curva 1, mantendo a liderança, porém, por apenas duas voltas, quando um problema mecânico fez o "besouro" parar no final da reta, assumindo a ponta o Opala #43, que havia ultrapassado Leovaldo (Maverick #302). Outro que fez uma largada espetacular foi Diego Mariante, (Passat #58), que pulou de 5º e, mergulando por fora na freada da curva 1, assumiu a 3ª posição, superando Nereu Rebechi (Passat Hot #36) e o Opala. O Fusca chegou a voltar à prova, mas parou definitivamente logo após. Mais atrás, seguiu, com pouca vantagem sobre Nereu Rebechi (Passat Hot #36) e Rogério Franz (Fiat 147 #147), que travavam um duelo próximo, porém Rebechi livrou-se de Franz e encostou em Mariante. Outro duelo interessante foi o do Corcel de Leke e a Puma AP de Sérgio Aguinsky.

Após incidente com Opala #43, Maverick #302 encontra barreira de pneus

Bateria acabou sob safety car, devido ao acidente

Na 9ª volta um acidente mudaria o rumo da corrida: com a pista secando, Leovaldo e seu Maverick começou uma aproximação forte em relação ao Opala, tocado por Ramiro Tissot. Ao tirar de trás do Opala próximo a freada da curva 1 o Opala fez uma breve mudança de trajetória, fazendo com que Leovaldo desviasse, colocasse as rodas na grama e batesse na proteção de pneus, ficando por ali. O incidente foi considerado normal pelos comissários. Desta forma, com o safety car na pista, a bateria acabou, ficando a vitória com Diego Mariante devido a uma punição aplicada sobre Tissot, por ultrapassagem em bandeira amarela.

Equipe e até mesmo o piloto trabalharam pesado no #302

Equipe adversária do Opala #43 ajudou no conserto

A equipe Overboost/MetalGarage (chefiada por Márcio Trasel/Maicon Rodrigo), do Maverick, num show de competência, trabalhou em ritmo frenético, e recebeu ajuda da equipe do Opala #43, seu adversário, demonstrando que a solidariedade e o companheirismo estão acima da competitividade na categoria, e para espanto de todos, alinhou o carro para a 2ª bateria, fato digno de louvor.

Leovaldo, mesmo com carro avariado, largou atrás, e ainda venceu

A bela Carretera 1936 de Ratão, carro mais antigo de competição em atividade

Scomazzon/Postal superaram problemas para andar em casa

Na 2a bateria o Opala #43, agora com Marcos Voges, teve problemas de diferencial e abandonou a prova na logo na 2ª volta. Assim, o Fusca #13, que havia largado em 13º, veio forte e assumiu a ponta, mas Leovaldo Petry, mesmo com o Maverick sem o pára-lama direito e com reparos provisórios, fez uma corrida de recuperação fantástica, logo chegando na 2ª posição, quando partiu à caça do Fusca, gradualmente, até passar e receber a bandeira quadriculada na 1ª posição. Logo atrás, Diego Mariante duelava com Franz e Rebechi duelavam, com várias trocas de posições, mas a bateria terminou com o Passat #58 na frente, seguido do Passat #36 e do Fiat #147.

Na soma das baterias, na categoria A a vitória ficou com Teodoro Janusz e sua DKW #88; Na B, Fernando Leke faturou com o Corcel; Na C, Jorge Krug acelerou forte rumo a vitória; na FL1 e na geral, DIego Mariante foi o grande vencedor; e na FL2, Leovaldo Petry, após uma batida na primeira bateria, recuperou o carro e rumou à vitória na 2ª bateria e na sua categoria.

Passat #51...

e Fusca #27 fizeram boas estréias.

Outro destaque foram os estreantes: Émerson Trindade/Rodrigão Ricciardi, em sua primeira prova no automobilismo, que, apesar dos problemas normais de um carro também estreante, o Passat #51, demonstraram fibra e participaram das 2 baterias; e Gilvan Dall'Oglio, experiente piloto que já teve passagem pelos Opalas, Marcas, Fórmula 1.6 e Copa Fusca, fez boa corrida de estréia na categoria, com o Fusca #27.

A Copa Classic conta com o apoio de Zé Pneus, Zago Radiadores, Autoplast Lubrificantes, Janaína Crescente - Lingerie sob medida e Duar - Protetor de Ar Condicionado.

A próxima etapa é dia 03/06, no veloz circuito de Tarumã, em Viamão, com previsão de pelo menos 25 carros inscritos.


Resultado final da prova após 27 voltas ou 83,160 km (soma das baterias):

Pos. nº nome(s) cat. carro

1º) #58 Diego Mariante FL1 Passat
2º) #36 Nereu Rebechi FL1 Passat
3º) #147 Rogério Franz FL1 Fiat 147
4º) #77 Fábio Mincarone FL1 Chevette 2.0
5º) #47 Jorge Krug C Passat
6º) #27 Gilvan Dall'Oglio FL1 Fusca AP
7º) #74 Fernando Leke B Corcel I
8º) #302 Leovaldo Petry FL2 Maverick V8
9º) #16 Sérgio Aguinsky C Puma GT AP
10º) #88 Teodoro Janusz A DKW
11º) #99 Eduardo Neves B Brasília
12º) #01 Carlos Eugênio Leonardo A Carretera
13º) #13 J.Sala/P.Barreto FL1 Fusca Hot AP
NC) #51 Emerson/Rodrigo B Passat
NC) #43 Tissot/Voges FL1 Opala Stock
NC) #188 Scomazzon/Postal B Chevette


Pontuação do campeonato, após 1 etapa:

Cat. A:
1º) Teodoro Janusz - 20 pts
2º) Carlos Eugênio - 15 pts

Cat. B:
1º) Fernando Leke - 20 pts.
2º) Eduardo Neves - 15 pts.

Cat. C:
1º) Jorge Krug - 20 pts.
2º) Sérgio Aguinsky - 15 pts.

Cat. FL1:
1º) Diego Mariante - 20 pts.
2º) Nereu Rebechi - 15 pts.
3º) Rogério Franz - 12 pts.
4º) Fábio Mincarone - 10 pts.
5º) Gilvan Dall'Oglio - 8 pts.
6º) Sala/Barreto - 6 pts.

Cat. FL2:
1º) Leovaldo Petry - 20 pts.

Fotos: Niltão Amaral/Divulgação Copa Classic

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