segunda-feira, 27 de junho de 2011

Copa Classic fará reunião nesta quinta, no Tarumã Kart Clube

E os integrantes da Copa Classic farão reunião nesta quinta (30/06) à noite, no Kartódromo de Tarumã.

Além de confraternizar e repercutir a última etapa, serão discutidas algumas questões de regulamento, relativamente à parte de cilindrada de motores.

Se houver quorum mínimo, dependendo das confirmações, poderá ser realizada uma bateria de kart.

Todos os participantes estão convidados. A Dona Hilda Lili estará organizando a janta, portanto, os participantes deverão confirmar presença pelo e-mail copaclassic@copaclassic.com.br até terça-feira.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Faleceu Nelson Santos, antigomobilista e piloto da Classic

Nelson Santos parte e deixa de luto o antigomobilismo e o automobilismo gaúcho

E o antigomobilismo e o automobilismo estão, mais uma vez, de luto.

Faleceu nesta quinta, 23/06/2011, o antigomobilista e piloto da Copa Classic, Nelson Santos, vítima de um aneurisma.

Nelson Santos (achado, à direita), Classic preliminar 12 Horas 2008

Nelson era ex-presidente do Veteran Car Club do Rio Grande do Sul, e partiipou de provas como Subida da Borússia e algumas etapas da Classic, com seu Corcel, como na preliminar das 12 Horas de Tarumã 2008.

Nelson (esquerda), com Ratão na 3ª etapa 2009 da Classic

Preparado para a largada no cockpit da Carretera

Sua última participação na categoria foi na 3ª etapa de 2009, dia 13 de setembro, em Tarumã, quando dividiu a pilotagem na Carretera Chevrolet 1936 de Carlos Eugênio Leonardo, o "Ratão", tendo ido para o pódio em 4º lugar na categoria D3 (a FL da época).

Nelson era um grande amigo de todos da categoria, sempre de bem com a vida e dando boas risadas com os colegas. Uma grande perda, que será sentida por todos.

O velório será às 8h desta sexta (24/06), e o enterro às 11h, no Cemitério Parque Jardim da Paz, em Porto Alegre.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Câmera Onboard - Passat Canhão - 3ª Etapa


Vídeo da primeira bateria, com Niltão Amaral

Vídeo da segunda bateria, com Leonardo Tumelero

Acima, os vídeos onboard do Passat Canhão #8.

Na primeira bateria, Niltão Amaral larga em 10º e chega em 3º lugar.

Na segunda, Leonardo chega a ameaçar os líderes, mas devido a queda de rendimento no carro, acaba caindo para 6º.

Na soma das baterias a dupla faturou o 3º lugar.

Niltão Amaral e Leonardo Tumelero avaliam positivamente o 3º lugar em Tarumã

Dupla avaliou positivamente o resultado

Passat Canhão ganhou novo visual

A dupla de pilotos gaúchos Niltão Amaral/Leonardo Tumelero avaliou positivamente o saldo da 3ª etapa da Copa Classic RS, ocorrida no último domingo em Tarumã.

O Passat Canhão #8, como é conhecido o carro, ganhou visual novo, acrescentando spoiler e aerofólio aos pneus slicks, os quais já haviam sido introduzidos no início desta temporada, fazendo com que o carro migre para a categoria Força Livre.

Um problema desportivo na classificação fez com que a posição de largada fosse apenas o 10º posto. Mas, devido ao excelente acerto de suspensão do carro, ao completar a primeira volta da 1ª bateria Niltão Amaral já era quarto colocado, passando a uma perseguição ao Opala 6 cilindros de Rodyvan Möller, que acabou tendo problemas, fazendo com que o Passat completasse em 3º, bateria vencida pelo Fusca #31 dos Fontes, seguido do Opala #43 de Zé Vitor.

Já na 2ª bateria Leonardo Tumelero travou excelentes pegas, chegando a ameaçar os líderes, seguindo-os de perto durante um trecho da prova, porém, após o safety car, o carro teve problemas de perda de rendimento, fazendo com que cruzasse a linha de chegada em 6º.

Na soma das baterias, porém, foi garantida a 3ª colocação, tanto na classificação geral quanto na Força Livre. A volta mais rápida do carro foi de 1:19,9 para percorrer os 3016 metros do autódromo de Viamão.

- "O carro está com um excelente acerto de chão, os pneus slicks e a aerodinâmica permitem com que se contorne as curvas 1, 2 e 9 de Tarumã de forma muito rápida, o que é o segredo de uma boa volta naquele traçado. O motor 1.8 é bom, porém, devido à força dos outros carros da categoria, precisamos de mais potência para as partes altas", disse Niltão.

Devido ao panorama do campeonato, o 3º lugar foi considerado um bom resultado, já que os 12 pontos obtidos garantiram que a dupla ficasse em 2º lugar, empatada com Moisés Rosemberg (Puma #73).

Agora a equipe Sabiá/MK trabalha para a próxima etapa, a ser realizada no dia 06 de agosto, no Velopark.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Baita pega: onboard Opala #43, 2ª bateria

Pega entre o Opala #43 e o Fusca #31 foi eletrizante

O vídeo acima mostra o alto nível de pilotagem que a Copa Classic vem alcançando, etapa após etapa.

Um pega acirrado e limpo entre Marcos Voges, no Opala, e Paulo Fontes, no Fusca, pela primeira posição, nas últimas voltas da segunda bateria, na 3ª etapa, realizada em Tarumã no último domingo (12), no qual o Opala levou a melhor na 2ª bateria nas últimas voltas, e também na soma das baterias.

O pega foi um repeteco do que aconteceu na primeira bateria, quando José Luís Fontes, no Fusca, duelou com Zé Vitor, no Opala.

Como diria o brilhante Ademir "Perna" Moreira, te afivela na poltrona, porque um está sentadinho no banco traseiro do outro!

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Onboard Fernando Leke: Largada 1ª bateria e pancada


Largada da 1ª bateria


Batida na curva 1

Vejam a câmera onboard no Corcel #74 de Fernando Leke.

O primeiro vídeo é a primeira volta da 1ª bateria, já o segundo mostra a escapada que deu na curva 1, batida nos pneus, e volta à prova, na qual continuou, completou em 4º e ainda pontuou.

terça-feira, 14 de junho de 2011

A Copa Classic PASSA por aqui!



A Copa Classic alcançou destaque perante a audiência gaúcha neste domingo.

A RBS TV esteve em Tarumã e fez imagens da 3ª etapa da Copa Classic, que foram exibidas entre os destaques do final de semana no Rio Grande do Sul, no programa Tele Domingo, apresentado por Tulio Milman e Regima Lima.

Foram dez segundos de matéria, porém é importante salientar que tal programa conta com um público fiel, que chega a mais de 1 milhão e meio de telespectadores.

Curtam o vídeo acima, e não esqueçam: o Rio Grande (e a Copa Classic) PASSAM por aqui.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Copa Classic empolgou público em Tarumã. Opala #43 venceu.

Os ponteiros da prova. No final da 2ª bateria Opala passa e vence.

Saída da curva 1, "pegas" quentes

Opala "estreante" de Zóio e Carretera de Ratão

A Copa Classic, categoria de velocidade de carros antigos, com mais de 30 anos de fabricação, fez sua terceira etapa neste domingo, no Autódromo Internacional de Tarumã, com a presença de carros raros como a Carretera Chevrolet ano 1936 #1 de Carlos Eugênio Leonardo (o "Ratão"), até Passat, Fusca e Opala, que são tão rápidos quanto muitos carros modernos que disputam o Gaúcho de Endurance.

Na pista, muitas disputas levantaram o bom público que compareceu, aproveitando o agradável dia de sol, e demonstraram o alto nível de pilotagem presente na categoria.

Fernando Leke desgarrou...

 ...virou para o outro lado, bateu na barreira de pneus...

...mas foi guerreiro e voltou para a prova!

Fernando Leke escapou na curva 1 com o Corcel #74, bateu na barreira de pneus, mas demonstrou bravura, conseguiu ir aos boxes, fez um pit stop para conserto emergencial, e retornou à pista, completando a bateria, ficando em 4º lugar na categoria B e pontuando para o campeonato.

"Zóio" finalizou o carro e chegou a tempo da 2ª bateria

Outro exemplo de persistência foi o de Romaldo de Souza "Zóio", que virou a noite, finalizou a remontagem do seu Opala Stock 6 cilindros #22 na manhã da prova, chegando no autódromo a tempo de correr a segunda bateria. Carro e piloto corriam no antigo Campeonato Gaúcho de Opala, assim como o #6 de Rodyvan Möller.

Na soma das baterias, a vitória ficou com o Opala de Zé Vitor/Marcos Voges, seguido do Fusca Divisão 3 de Paulo e José Fontes, e o Passat de Niltão Amaral/Leonardo Tumelero, Todos da categoria Força Livre (FL). Os vencedores nas demais categorias foram Carlos Eugênio Leonardo na "A", Rogério Franz na "B" e Diego Mariante na "C".

Quebra de diferencial no sábado não impediu vitória do Opala

A vitória do Opala #43 foi fruto de muito esforço da equipe de Caxias do Sul, pois nos treinos livres de sábado sofreram quebra de diferencial, arrumaram a tempo do treino classificatório, no final da tarde de sábado, e participaram da prova sem problemas.

A próxima etapa ocorrerá dia 06 de agosto, no Autódromo Internacional Velopark. Maiores informações no site www.copaclassic.com.br.

Abaixo o resultado completo:

Copa Classic - Resultado Final


Nº C.

Nome Pilotos

Cat

Carro

Patrocínio

Cidade

1

43

Marcos Voges / José Caberlon

FL

Opala

Grupo Voges

Caxias do Sul

2

31

José Fontes / Paulo Fontes

FL

Fusca

Copromat / Bodipasa

Porto Alegre

3

8

Niltão Amaral / Leo Tumelero

FL

Passat

Mecanica Sabiá / MK mekanica

Porto Alegre

4

147

Rogério Franz

B

Fiat 147

Cia do Carro / Mecanica Guime

Porto Alegre

5

36

Nereu Rebechi

B

Passat

Frigorifico Santo André

Taquara

6

90

Leovaldo Petry

FL

Fiat 147



Ivoti RS

7

99

Eduardo Neves



Brasilia



Porto Alegre

8

6

Rodyvan Möller

FL

Opala

Auto Motor

Gravatai

9

58

Diego Mariante

C

Passat



Porto Alegre

10

74

Fernando Leke

B

Corcel



Porto Alegre

11

0

Luciano Fossá / Henrich Ott Jr

FL

Fusca

Red Bull /  Ottima Moveis / Motel Desajo /
Valença / Grupe Racing

Porto Alegre

12

1

Carlos Eugênio Leonardo



Carretera
1936

D'Italia / Refrigol

Porto Alegre

13

12

Carlos Guizzo

B

Fusca

CPR Rodas e Pneus / Mecanica Guizzo's
Car

Caxias do Sul

14

47

Jorge Krug

C

Passat

Mecanica
Hot Car

Porto Alegre

15

22

Romaldo Souza

FL

Opala



Novo Hamburgo

16

199

Roberto Krug

B

Fiat 147



Porto Alegre

17

77

Fábio Mincarone

B

Chevette



Porto Alegre

domingo, 12 de junho de 2011

Copa Classic coloca 18 carros na pista. Fusca dos Fontes fez a pole

Fusca dos Fontes, pole

Opala #43 de Caxias quebrou diferencial, arrumou e classificou-se em 3o

Classic movimentou os boxes de Tarumã

Fila da saída de box para treino livre


Pegas lomba acima, em pleno treino livre

Tomada da curva 1 repleta de clássicos

A Copa Classic está demonstrando, mais uma vez, seu sólido crescimento neste final de semana de corrida em Tarumã.

Um total de 18 carros participaram dos treinos deste sábado, divididos entre livres e classificatório, sendo que no treino avulso da sexta houve a baixa do Fiat 147 #21 de Rafael Soares, que estrearia na categoria. Há, ainda, o Opala Stock 6 cil de Romaldo de Souza #22, que passou o dia trabalhando em sua oficina e promete comparecer amanhã, diretamente para a prova.

Houve, ainda, a baixa da Puma AP #73 de Moisés Rosemberg no treino livre da tarde, cujo motor estourou na reta, gerando uma bola de fogo, mas tudo não passou de um susto.

Os treinos livres de hoje reservados à Classic foram curtos (apenas dois de 35 minutos cada), e um pouco conturbados por interrupções devido à quebras e óleo na pista, cujo tempo não foi compensado, o que impediu que muitos obtivessem o acerto ideal em seus carros.

A pole position ficou com o Fusca AP Hot de José Luis Fontes e Paulo Fontes, com o tempo de 1:19,670. O fato interessante acerca do carro e da dupla é que estão participando de duas categorias: além das duas baterias de 20 minutos da Classic, fará as duas de 50 minutos da Endurance, colocando o besouro a uma prova dupla de resistência.

Os tempos dos primeiros colocados mostram, também, a força de alguns carros, que são semelhantes aos tempos de classificação dos carros da cat. IV da Endurance.

Alguns carros tiveram problemas desportivos durante a tomada e foram desclassificados pela direção de prova, perdendo seus tempos de volta.

1) J.L.Fontes/P.Fontes - FL - Fusca Hot #31 1:19,670
2) Rodyvan Möller - FL - Opala 6cil. #6 1:20.191
3) M.Voges/J.Caberlon - FL - Opala 4cil #43 1:22.774
4) Roberto Krug - B - Fiat 147 #999 1:24.486
5) Carlos Guizzo - B - Fusca AP #12 1:25.069
6) Fábio Mincarone - B - Chevette #77 1:26.446
7) Leovaldo Petry - FL - Fiat 147 #90 1:27.172

Carros # 16, 8, 47, 36, 74, 58, 0 e 147 desclassificados do treino. Os carros # 1, 99 e 73 não participaram da classificação.

Amanhã acontece a prova, dividida em duas baterias, sendo a primeira às 10h e a segunda às 13h30. Haverá, ainda, provas da Endurance, Copa Fusca e Fórmula 1.6.

Ingressos na bilheteria a R$ 10,00, estacionamento gratuito e acesso aos box liberado.

sábado, 11 de junho de 2011

Carros da Classic, Endurance, Fusca e Fórmula fizeram primeiros treinos






A movimentação do final de semana de velocidade no autódromo de Tarumã começou nesta sexta.

O dia foi de treino avulso, fora da programação das provas, e contou com carros da Classic, Endurance, Fusca e Fórmula, e também com alguns do Marcas e Pilotos, cuja prova acontece no próximo final de semana.

Na manhã deste sábado começa a programação oficial, com treinos livres das categorias, e à tarde o classificatório da Classic e Endurance.