quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Câmera Onboard no Corcel de Fernando Leke - Copa Classic - 4ª Etapa 2011 - Velopark

Vídeo da 1ª bateria

Vídeo da 2ª bateria

Assista aos vídeos acima, câmera onboard com Fernando Leke no seu Corcel I, na 4ª etapa da Copa Classic RS, realizada no Velopark, dia 13/08/2011.

O "alazão" está muito bom de chão, e a tocada do Fernando Leke, muito boa.

No vídeo da 1ª bateria tem um pega sensacional com o Passat do Nereu Rebechi. Já na 2ª, aos 5 minutos e pouco do vídeo, uma "trepada" de Fuscas quase acerta o valente Corcel.

Te afivela!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Copa Classic RS: 29 carros sacudiram o Velopark no último sábado

Não era possível ver o final do grid, de tão grande

Parque fechado deu idéia da grandeza do grid

Excelentes pegas foram travados o tempo todo

Opala de Caxias venceu na geral

Passat Canhão #8 chegou a liderar, mas teve problemas

Passat e Corcel ficaram em 2º e 3º na cat. B

Fuscas D3 e da Copa Fusca abrilhantaram o grid

Fiat 128 viajou 600km desde a fronteira com o Uruguai para correr

Puma DKW foi carro madrinha, em homenagem a Iwers

Esposa e filhos de Iwers receberam homenagem

Classic diferencia-se pelo bom relacionamento entre os pilotos. Na foto, esq. p/dir: Franz, Leke, Romaldo, Leonardo, Voges e Niltão confraternizam, após premiação

A Copa Classic provou, no último sábado, que é a categoria de velocidade que mais cresce no Rio Grande do Sul. Contando com a brilhante participação da Copa Fusca, nada menos que 29 carros largaram no Autódromo Internacional do Velopark.

A categoria, literalmente, balançou as estruturas: a aglomeração do público foi tão grande para acompanhar os pegas que o diretor de prova, Antônio Gomes, solicitou que os dois andares acima da torre de cronometragem, destinados ao público, fosse evacuada, por motivo de segurança, tamanho era o número de pessoas que se acotovelavam para não perder qualquer lance da prova.

O total de inscritos, contando aqueles que não largaram, foi de 31 carros, um excelente número que fixa a Copa Classic como o 2º maior grid do estado, perdendo apenas para o Marcas e Pilotos.

Tudo começou ainda na sexta, com a realização de dois treinos livres, nos quais os pilotos aproveitaram para fazer os ajustes nas suas máquinas. No sábado os carros foram para a pista por volta das 9h, para a classificação, que ocorreu com pista seca, mas teve a curiosa ocorrência de uma chuva isolada, que fez com que alguns carros encerracem suas voltas prematuramente. Pole position para o Opala Stock 4 cil. #43, de Ramiro Tissot/Marcos Voges, com o tempo de 1:09,594, segudo pelo Passat Canhão #8 de Niltão Amaral/Leonardo Tumelero, com 1:10,841 e o Passat #47 de Jorge Krug, com 1:12,534.

Na primeira bateria, o Opala dos Caxienses, tocado por Ramiro Tissott, disparou na liderança, seguido por Jorge Krug e o Passat #58 de Diego Mariante, que travaram um pega que contou com várias trocas de posição, até que Krug teve problemas e perdeu algumas posições. Logo atrás, outro excelente pega foi protagonizado pelo Fiat #147 de Rogério Franz e o Passat Hot Car #8, tocado por Leonardo Tumelero, seguido pelo Chevette Hot Car de Joel Schumann. Luciano Fossá (Fusca Hot Car #00), acabou entre os primeiros, mas foi punido em 40s pela direção de prova.

Na segunda bateria, destaque para uma excelente prova de Niltão Amaral, na condução do Passat #8, que, largando em 4º, em poucas voltas foi superando os adversários Franz, Mariante e Voges, um a um, até assumir a ponta. Sua vida, porém, não foi fácil, pois o Opala #43, com Marcos Voges, veio forte logo atrás, e ambos abriram uma boa vantagem dos demais concorrentes, com várias investidas de Voges para retomar a liderança, defendidas com afinco por Niltão, até que este teve problemas, perdendo rendimento e deixando o caminho livre para o caxiense vencer a prova. Os Fuscas fizeram diversos duelos durante a prova, tornando-a ainda mais emocionante.

Na soma das baterias da geral, vitória do Opala #43 de Tissott/Voges, seguido do Passat #8 de Niltão/Tumelero e o Fiat #147 de Franz.

Um destaque foi a presença do estreante Gilson Fernandes e seu Fiat 128, que passaram a madrugada de sexta para sábado percorrendo os aproximadamente 600 km que separam Quaraí, fronteira com o Uruguai, de Nova Santa Rita, chegando diretamente para o treino classificatório.

No podium, merecida homenagem da Copa Classic a Henrique Iwers, grande piloto gaúcho, ícone das DKWs, falecido em junho passado. Foi entregue troféu que lembrava o "charuto" (uma peça de surdina característica daqueles veículos) à esposa e filhos de Iwers, que fizeram a premiação dos vencedores das categorias. Um veículo Puma DKW, tripulado por Oscar Leke e Horst Dierks, duas lendas dos motores dois tempos, serviu como carro madrinha na prova, pois Henrique Iwers participou com veículo semelhante na prova de inauguração do autódromo de Tarumã, em 1970.

A próxima etapa ocorrerá em 25/09, em Guaporé, e decidirá o campeonato. Após, a categoria realizará prova festiva como preliminar das 12 Horas de Tarumã, dia 10/12. Maiores informações em http://www.copaclassic.com.br/.

Confira os três primeiros, por categoria:

FL:
1º) #43 - Tissott/Voges - Opala Stock 4 cil.
2º) #8 - Niltão/Tumelero - Passat Hot Car
3º) #97 - Joel Schumann - Chevette Hot Car

C:
1º) #47 - Jorge Krug - Passat
2º) #58 - Diego Mariante - Passat

B:
1º) #147 - Rogério Franz - Fiat 147 Europa
2º) #36 - Nereu Rebechi - Passat 1.6
3º) #74 - Fernando Leke - Corcel I

Fusca A:
1º) #3 - Moacir Fighera - Fusca AP 1.6
2º) #2 - Rogério Bareta - Fusca AP 1.6
3º) #26 - Everson Melo - Fusca AP 1.6

Fusca B:
1º) #12 - Carlos Guizzo - Fusca AP 1.6
2º) #65 - Tomedi/Ribeiro - Fusca AP 1.6
3º) #20 - Vanderlei Pires - Fusca AP 1.6

A:
1º) #1 - Carlos Eugênio "Ratão" - Carretera Chevrolet 1936

Fotos com crédito: Cristian Mariani
Fotos sem crédito: Niltão Amaral

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Câmera onboard mostra pega alucinante entre o Opala #43 e o Passat Canhão no Velopark

Pega entre Marcos Voges e Niltão Amaral levantou o público no Velopark

A 4ª etapa da Copa Classic, ocorrida no último sábado no Velopark, teve vários pegas ferrenhos. Dentre eles, um dos que mais eletrizou o público ocorreu na 2ª bateria entre o Opala Stock 4 cil. #43, tocado por Marcos Voges, e o Passat Canhão #8, por Niltão Amaral.

Largando em 4º, Niltão assumiu a ponta, seguido sempre de perto por Voges, até que, devido à quinta marcha ter escapado na reta, o Passat "passou de giro" e teve as válvulas entortadas, perdendo rendimento e acabando a bateria em 4º, sendo que na soma das baterias Tissot/Voges ficaram em 1º, e Niltão/Tumelero em 2º.

Assista o vídeo acima, e como diz Ademir "Perna" Moreira, voz oficial do automobilismo gaúcho, "te afivela na poltrona porque o bicho vai pegar"!

Niltão Amaral fez transmissão ao vivo, repercutindo a prova da Classic no final de semana


Vejam a Twitcam (transmissão em vídeo) sobre a repercussão da prova da Copa Classic deste final no link acima.

sábado, 13 de agosto de 2011

Informe FGA: Copa Classic/Copa Fusca: Show dos velhinhos

Grid cheio na Copa Classic e Copa Fusca


Carros de tração traseira e tração dianteira se misturam no grid da Copa Fusca e Classic
Categoria alinhou 29 carros no Velopark
A fórmula adotada para esta etapa do Gaúcho de Copa Fusca e Copa Classic não poderia ter dado mais certo. A união da Copa Fusca com a Copa Classic surpreendeu com um grid de 30 carros (sendo que 29 efetivamente largaram) em uma prova surpreendente pelas disputas e competitividade.
Mas, quem dominou o final de semana na Copa Classic foi o Opala #43 de Marcos Vogues/ Ramiro Tissot, o carro dos caxienses fez barba, cabelo e bigode, cravando a pole-position e vencendo ambas as baterias. Mas, o trabalho da dupla foi facilitado pela quebra do Passat #8 de Niltão Amaral/ Leonado Tumelero que liderava a 2a bateria, abrindo caminho para a vitória da dupla do Opala 43.
Na Copa Fusca A, prova movimentada, com a liderança se alternando entre o pole-position, Rogério Baretta Xavier (#2) e Moacir Fighera (#3), que venceu a 1a bateria. Na segunda bateria, novo embate pela liderança, desta vez Fighera teve a companhia de Daniel Oliveira (#42), Everson Melo (#26) e Baretta. Na soma das baterias, vitória de Fighera na classe A e de Carlos Guizzo na classe B.
Abaixo o resultado completo das provas da Copa Classic e Copa Fusca:




Pos.     No.      Piloto                                                       Carro
1          43        Ramiro Tissot/ Marcos Vogues          Opala
2          8          Niltão Amaral/ Leonardo Tumelero    Passat    
3          147      Rogério Franz                                         Fiat 147                      
4          97        Joel Schuman                                        Chevette         
5          3          Moacir Fighera                                        Fusca A          
6          2          Rogério Baretta Xavier                          Fusca A          
7          26        Everson Mello                                         Fusca A          
8          0          Luciano Fossá                                        Fusca Classic
9          42        Daniel Oliveira                                        Fusca A
10        01        Joel Iuchno                                             Fusca A
11        12        Carlos Guizzo                                         Fusca B
12        36        Nereu Rebecchi                                     Passat
13        65        Eduardo Tomedi/ Alex Ribeiro            Fusca B
14        47        Jorge Krug                                              Passat
15        74        Fernando Leke                                      Corcel
16        99        Eduardo Neves                                      Brasília
17        88        Erico Postal/ Giancarlo Scomazzzon    Chevette
18        1          Carlos Eugenio                        Carreteira Chevrolet
19        18        Renato Kreuz                                         Fusca A
20        31        Paulo Fontes/ José Fontes                 Fusca Classic
21        55        Jorginho Flores                                     Fusca A
22        58        Diego Mariante                                      Passat
23        20        Vanderlei Pires                                      Fusca B
24        40        Anderson Grupe/ Flávio Grupe           Fusca A
25        79        Norberto Correa                                    Fusca B          
26        54        Gilson Fernandes                                 Fiat 128
27        22        Romaldo de Souza                               Opala
28        98        Alberto Dietrich                                      Puma GTB
29        128      Valnei Felten                                         Maverick 4 cil.
 
Fonte: Erlon Radl - Assessoria Federação Gaúcha de Automobilismo

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Copa Classic RS: Resumo do dia de treino no Velopark

Tempos do 1o treino Classic/Fusca


Tempos do 2o treino Classic/Fusca

Opala #43 fez melhor tempo do dia

Classic e Fusca dividiram a pista

Luciano Fossá trabalha noite adentro no seu Fusca Hot

Carros repousando, no aguardo de mais um dia de velocidade

O dia de velocidade foi movimentado no Velopark. Treinos livres da Copa Classic/Fusca, Endurance e Fórmula 1.6 ocuparam a pista durante todo o dia.

A Copa Classic fez dois treinos livre à tarde, juntamente com a Copa Fusca. O melhor tempo do dia ficou com o Opala Stock 4 cil. #43 de Marcos Voges/Ramiro Tissot, com o impressionante tempo de 1:08,928, seguido do Maverick V8 #302 de Leovaldo Petry, com 1:11,105, seguido de perto pelo Passat Canhão #8 de Niltão Amaral/Leonardo Tumelero, com 1:11,169 (melhor tempo do segundo treino), todos da categoria "FL". na categoria "B" o melhor tempo ficou com o Fiat 147 #147 de Rogério Franz, com 1:12,686, e na categoria "C" Jorge Krug virou 1:11,715. Na categoria "Copa Fusca", levou a melhor o Fusca de 1:13,722.

Três carros tiveram problema de quebra da caixa de câmbio: o Fusca Hot #00 de Luciano Fossá, o Maverick #302 de Leovaldo Petry e o Passat #58 de Diego Mariante, trabalharão durante à noite nos reparos, visando garantir a presença no dia de amanhã.

Amanhã tudo começa cedo, com o briefing da Copa Classic às 8h, treino classificatório às 8h50min, 1a bateria às 10h40min e 2a às 12h05min.

Os ingressos são de R$ 10 por carro, estando incluídas neste valor todas as pessoas que estiverem no carro, podendo entrar pelo portão 1, com acesso aos boxes.

Copa Classic: Niltão Amaral e Leonardo Tumelero disputam liderança da categoria FL no Velopark

Leonardo Tumelero e Niltão Amaral preparados para a disputa

A 4ª e penúltima etapa da Copa Classic, que será realizada no próximo sábado (13) no Velopark, em Nova Santa Rita (RS), será decisiva no encaminhamento do desfecho do campeonato, principalmente na categoria FL.

Niltão Amaral e Leonardo Tumelero, com o Passat "Canhão" #8, estão na disputa pela liderança do certame, empatados em segundo lugar com Moisés Rosemberg (Puma AP #73), com 27 pontos, colados no líder Leovaldo Petry (Maverick #302), com 30 pontos.

"Temos vários adversários fortes, mas nesta etapa o principal é o Maverick V8 do Leovaldo Petry, que conta com aproximadamente 400cv e é praticamente imbatível no Velopark, devido ao seu desempenho muito maior que o dos concorrentes nas duas grandes retas do autódromo. Nossa estratégia será eleger um ritmo de prova forte, mas constante, acreditamos que a regularidade nos tempos de volta pode trazer um bom resultado" - afirma o piloto Niltão Amaral.

Leonardo Tumelero concorda com o companheiro de equipe, e acrescenta: "Andar forte e sem quebras é a primeira vitória de uma corrida", disse o piloto.
Paulo Schoenardie, o "Sabiá", que preparou e pilotou carros como Fusca, Dodge, Maverick, Passat e Voyage durante seus 25 anos de carreira como piloto, atualmente preparador e chefe da equipe Sabiá/MK, explicou as modificações do Passat "Canhão" para esta etapa: "Em relação à última etapa, instalamos numa carburação Weber dupla horizontal, a fim de aumentar a cavalaria do motor, visto que enfrentamos adversários rápidos, com motores de seis e oito cilindros, e fizemos modificações no tanque e bomba de combustível, visando previnir falhas na alimentação."

A Copa Classic, Campeonato Gaúcho de velocidade de carros antigos, terá treinos livres nesta sexta às 15h30min e às 17h. No sábado acontecem o treino classificatório (8h50min) e as duas baterias (às 10h40min e 12h05min.

Haverá, também, duas baterias da Fórmula 1.6 Gaúcha (11h20min e 12h45min), e prova de três horas de duração válida pela 2ª etapa da Copa das Federações e 4ª etapa do Gaúcho de Endurance, com largada para as 13h58min, com presença de Ferraris e outros supercarros no grid. Os ingressos custam R$ 10 na bilheteria do autódromo.

Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.copaclassic.com.br/.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Treinos da Copa Classic e Fusca ocorrem nesta sexta, com previsão de mais de 30 carros no grid

Os clássicos voltam à disputa neste final de semana

Fuscas correrão no Velopark pela 2ª vez, agora dividindo a pista com a Classic

Amanhã às 15h30min e às 17h os carros da Copa Classic e Copa Fusca irão para a pista, para os treinos livres para a prova, que ocorre no sábado.

A Copa Fusca dividirá a pista com a Classic, porém está mantido o seu regulamento, e terá sua classificação em separado, valendo pelo seu campeonato.

São esperados mais de 30 carros, o que deverá acirrar mais ainda as disputas. Confira, abaixo, o grid:

Cat. A (até 1000cc ou fabricados até 1950)
#1 - Carlos Eugênio "Ratão" - Carretera Chevrolet 1936

Cat. B (de 1001cc até 1600cc)
#36 - Nereu Rebechi - Passat 1.6
#74 - Fernando Leke - Corcel I
#88 - Scomazzon/Postal - Chevette
#99 - Eduardo Neves - Brasília
#147 - Rogério Franz - Fiat 147 Europa
# - Jorge Flores - Fusca

Cat. Copa Fusca:
# - Joel Iuchno - Fusca AP 1.6
# - Rogério Bareta - Fusca AP 1.6
# - Moacir Fighera - Fusca AP 1.6
# - Carlos Guizzo - Fusca AP 1.6
# - Renato Kreuz - Fusca AP 1.6
# - Vanderlei Pires - Fusca AP 1.6
# - Everson Melo - Fusca AP 1.6
# - Flávio/Anderson Grupe - Fusca AP 1.6
# - Daniel Oliveira - Fusca 1.6 AP
# - Eduardo Tomedi/Alex Ribeiro - Fusca AP 1.6
# - Norberto Corrêa - Fusca AP 1.6
# - Diego - Fusca AP 1.6

Cat. C (de 1601 a 1800cc)
#47 - Jorge Krug - Passat
#58 - Diego Mariante - Passat

FL (acima de 1800cc e conforme preparação)
#00 - Luciano Fossá - Fusca Hot Car
#6 - Rodyvan Möller - Opala Stock 6 cil.
#8 - Niltão Amaral/ Leonardo Tumelero - Passat Hot Car
#19 - Heinrich Ott/Cássio Grupe - Fusca Hot Car
#22 - Romaldo de Souza "Zóio" - Opala Stock 6 cil.
#31 - Paulo/José Fontes - Fusca Hot Car
#43 - Marcos Voges/Ramiro Tissot - Opala Stock 4cil.
#73 - Moisés Rosemberg - Puma AP
#97 - Joel Schumann - Chevette Hot Car
#98 - Alberto Dietrich - Puma GTB 6 cil.
#128 - Valnei Felten - Maverick 4 cil.
#302 - Leovaldo Petry - Maverick V8
#666 - Giuliano Giacomazzi - Opala 6 cil.

Texto: Niltão Amaral/Copa Classic
Foto Classic: Fernando Nunes/Sul Top Racing
Foto Fuscas: Niltão Amaral

Grid Ilustrado da 4a Etapa 2011 da Copa Classic - Velopark

Conheça, abaixo, os 21 carros e seus pilotos que confirmaram presença na 3ªetapa, sem contar os carros da Copa Fusca, que dividirão a pista nas mesmas baterias.

 
Cat. A: até 1000cc ou fabricados antes de 1950



Cat. B: 1001cc a 1600cc







Cat. C: 1600cc a 1800cc



Cat. FL: acima de 1800cc ou conforme preparação
















terça-feira, 9 de agosto de 2011

Copa Classic será assunto na Ipanema FM, nesta quarta às 21h



Amanhã (quarta, 10/08) a Copa Classic será o assunto do programa Sátira Show, na Ipanema FM. Niltão Amaral estará ao vivo nos estúdios da rádio para falar sobre a categoria e chamar o público para a prova deste sábado, no Velopark.

O programa, apresentado por Eron Dalmolin e Celso Sant'anna, vai ao ar das 21 às 23h, pelos 94,9 MHz, na grande Porto Alegre.

Quem está no interior ou em qualquer parte do mundo pode ouvir o programa via internet, no endereço http://ipanema.uol.com.br/player.php

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Opala Stock #43 fez último treino antes da 4ª etapa




O último sábado, para muitas equipes, foi de treinos visando os últimos ajustes para a 4ª etapa da Copa Classic RS, corrida de carros antigos, com mais de trinta anos de fabricação, que será realizada no próximo sábado, no Velopark.

Uma destas equipes é a do Opala Stock 4 cilindros #43, de Marcos Voges/Ramiro Tissot/Zé Caberlon, de Caxias. Apresentando uma nova e impecável pintura amarela com faixas pretas, o carro compareceu ao autódromo de Tarumã.

Segundo Marcos Voges, o resultado foi satisfatório e o carro está pronto para a prova de sábado: "Foi um bom treino. O objetivo era testar antes da prova, pois, finalmente, desmontamos o motor para revisar, depois de mais de 1000 voltas. Fizemos freio novo, e aproveitamos para assentar. No treino anterior, havíamos trocado o diferencial e o cardan vibrava muito, a ponto de quebrar o casco do câmbio. Tínhamos que ter certeza que a vibração estava eliminada. O resultado foi satisfatório para todos os testes, estamos pronto para o Velopark.", disse Marcos.

Quem era fã da antiga Stock Car e do Campeonato Gaúcho de Opala não pode deixar de comparecer no Velopark neste sábado, pois está confirmada a presença de nada menos que quatro Opalas Stock no grid. Além do #43, estarão presentes os seis cilindros #6 de Rodyvan Möller, o #22 de Romaldo "Zóio" de Souza e o #75 de Giuliano Giacomazzi, que volta à categoria após perda total no antigo Opala apelidado de "Hulk", após acidente na preliminar das 12 Horas de Tarumã 2010. Será uma reedição dos bons tempos dos "pegas" dos Opalas na pista.

Haverá, também, provas do Brasileiro (Copa das Federações) e Gaúcho de Endurance, e Fórmula 1.6. A Copa Fusca andará juntamente com a Classic.

As baterias da Copa Classic serão realizadas às 10h50min e 12h15min. Os ingressos custam R$ 10, nas bilheterias do autódromo. Maiores informações pelo site http://www.copaclassic.com.br/.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Copa Classic RS: campeonato volta ao Velopark na próxima semana, com disputa acirrada

Novidade na 4ª etapa: Copa Fusca correrá junto com a Copa Classic


Puma GTB 6 cilindros de Alberto Dietrich estreará nesta prova

Daqui a uma semana os clássicos mais rápidos do sul do país voltarão às pistas do Rio Grande do Sul.

A 4ª e penúltima etapa do Campeonato Gaúcho de Copa Classic volta ao moderno complexo do Autódromo Internacional do Velopark (onde foi realizada a 1ª etapa), já encaminhando a definição do campeonato.

O certamente está "embolado", principalmente na categoria Força Livre, na qual Leovaldo Petry (Maverick V8) lidera, com 30 pontos, seguido de perto por Moisés Rosemberg (Puma AP) e pela dupla Niltão Amaral/Leonardo Tumelero (Passat), empatados com 27 pontos e por Ramiro Tissot e a dupla Marcos Voges/José Caberlon, (Opala Stock 4 cil.), também empatados, com 20 pontos.

Nas demais categorias os líderes são: categoria "A": Carlos Eugênio "Ratão" (Carretera Chevrolet 1936), com 60 pontos (campeão por antecipação), seguido de Tibiriçá de los Santos, com 15; categoria "B": Rogério Franz, com 60 pontos, seguido de Fernando Leke (Corcel I), 30 pontos; e na categoria "C" Jorge Krug lidera com 40 pontos, seguido de perto por Diego Mariante, ambos com Passat (#47 e #58);

A novidade é a participação da Copa Fusca juntamente com a Copa Classic, correndo juntas na mesma prova, mas com classificação em separado. É esperado um grid superior a 20 carros. Outro destaque é a estréia da Puma GTB 6 cilindros de Alberto Dietrich.

Além da Classic/Fusca, haverá, ainda, as provas da Copa das Federações e Gaúcho de Endurance (prova de 3 horas), e a Fórmula 1.6.

A sexta (12) será reservada aos treinos livres, e no sábado (13) ocorrerão os treinos classificatórios e as provas. As baterias da Copa Classic serão às 10h50min e 12h15min. A categoria homenageará o grande automobilista gaúcho Henrique Iwers, falecido em junho, lenda das DKW's.

Ingressos a R$ 10 nas bilheterias do Velopark. Aqueles que desejarem ingresso com acesso aos boxes, com valor diferenciado, devem entrar pelo portão 1 e solicitar informações na secretaria de prova. Os horários completos podem ser consultados no site da categoria http://www.copaclassic.com.br/.