sábado, 18 de abril de 2015

Wagner Wilke (Aircooled VW) conta sua experiência na Copa Classic RS


O piloto Paulista Wagner Rodolfo Wilke, filho de Gaúcho de Veranópolis, veterano das corridas de Speed 1600cc nos anos 80 e 90, marcou a Pole na Copa Classic RS, ao desembarcar seu carro na nova oficina da Lacombe Motorsports / Mascarello Preparações, uma semana antes do inicio dos treinos, visando disputar a preliminar das 12h de Tarumã/2014 a convite de Roberto Lacombe.

Wagner participou em provas importantes na sua carreira de piloto amador, iniciou competindo no circuito antigo de Interlagos, foi convidado na reinauguração do autódromo de Curitiba localizado em Pinhais, na inauguração do autódromo de Londrina e em duas oportunidades disputou as Mil Milhas Brasileiras, sempre com espirito competitivo, iniciando novas amizades e acelerando em alta velocidade.

Após visitar o autódromo de Tarumã assistindo as provas da Copa Fusca, Marcas e Pilotos e em Guaporé da Copa Classic RS e Endurance em 2014, decidiu retornar ao automobilismo, e disputar a Classic RS neste ano de 2015, encontrou um carro ano 1975, montado em 1980 que estava parado há cerca de uns quinze anos, ao ver o carro pela primeira vez notou ser um carro campeão observando os detalhes das suspensões e da mecânica, tentando identificar o preparador da época e os pilotos que competiram.

O carro foi desmontado pelo Carlinhos na Mecânica Pavin em SP, pintado pelo Sr. Oswaldo em Santo André, revisada a parte elétrica pelo Germano em SP e remontado com novos câmbio e motor. Iniciando a readaptação ao automobilismo, participou de uma prova em Piracicaba para amaciar o motor, na pista antiga que treina na terra e hoje asfaltada com o sentido invertido, chegando em segundo lugar na categoria 1600cc, após foi competir na preliminar dos 500Kms de SP, no moderno e exemplar Autódromo Velo Citta, tendo chegado também em segundo lugar na categoria CO3 1600cc, conversando com o amigo e preparador Edmar, da Della Barba Racing foi informado que seu carro havia sido montado por ele e pilotado por Albery Spinnola, piloto também veterano das corridas de Speed 1600cc nos anos 80 e 90.

Marcando a pole na Categoria Fusca e vencendo as duas baterias disputadas, na preliminar das 12h Tarumã/2014, mesmo competindo com a configuração e preparação de Interlagos, com cerca de 20hp a menos do que os carros Gaúchos com motor AP e principalmente por ter se adaptado com facilidade ao circuito de Tarumã, Wagner comenta que iniciou várias amizades por estar competindo com seu AirCooled VW e teve apenas uma dificuldade. Foi menosprezado no final do primeiro treino, na 5ª feira à noite após treinar na chuva e sem conhecer a pista, andou a meia hora designada para regulagem dos faróis em baixa velocidade, e comenta, eu não sabia se a curva era para a direita ou esquerda, a minha preocupação foi identificar as zebras, os pontos com água empoçada e aonde a água atravessaria a pista. A resposta foi ter levantado o troféu de campeão da etapa no pódium.

Minha adaptação ao Autódromo foi excelente, me senti em casa, acelerando forte no laço, curva similar à antiga Ferradura de Interlagos porém fechada, no Tala com dificuldade para entrar e saindo com boa velocidade e aceleração constante, sinto dificuldade falta das trocas de marchas, aqui apenas duas na volta e taca-lhe pau.

O carro permaneceu na Lacombe Motorsports / Mascarello Preparações, treinamos em março, estamos alterando e preparando para as pistas Gaúchas, com a troca dos amortecedores, rodas, pneus e carburadores, vamos ganhar uns 400/500rpm melhorando a velocidade principalmente na reta, com novo alinhamento e alterando as suspensões.

Na primeira etapa realizada dias 11 e 12/04, tivemos um desempenho abaixo do esperado, devido à quebra do balanceiro no cabeçote esquerdo na primeira bateria e o pino da torre de fixação das varetas de acionamento dos carburadores na largada da segunda bateria. Mesmo assim já temos 8 pontos ganhos e vamos disputar a temporada pontuando nas próximas etapas.

Tenho preocupação com os equipamentos de segurança, estamos com Outlet Sparco ofertando produtos homologados FIA e SFI aos pilotos, macacões, cintos de segurança, sapatilhas, luvas, balaclavas e camisetas, tudo em Nomex

Agradeço ao João Paulo, Lacombe, Mascarello e Raimundinho pelo excelente relacionamento na oficina e pista, aos amigos Gaúchos que tivemos a oportunidade em conhecer nas 12h, no treino em março e na primeira etapa de 2015 no RS!

Texto: Wagner Wilke

Nenhum comentário:

Postar um comentário